Cortesia ao volante preserva vidas!

Por Isabella Duarte
Para Mirinzalense

O Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, que é comemorado hoje (05), é uma data que têm como objetivo a conscientização de motoristas e pedestres quanto a importância de respeitar as normas de trânsito, evitando acidentes que podem ser causados por estresse e falta de educação, coisas simples do dia-a-dia de qualquer um.

mulher-dirigindo-ao-volante-motorista-1327940747844_615x300.jpg

Em Portugal, um estudo revelou o comportamento dos portugueses no trânsito. A utilização do cinto de segurança, obediência aos limites de velocidade e o uso dos equipamentos de proteção, foram  algumas das medidas que mais evitaram e contornaram situações constrangedoras.

Os comportamentos medidos a partir da Escala Driven Behavior Scale (DBS) revelam que em situações de stress ao volante que provocam a ansiedade em motoristas, os portugueses em 27% dos casos reagem com violência e hostilidade.

O uso de palavrões durante a condução do dia-a-dia atinge em 14% dos casos de maneira muito frequente. Em situações de impaciência, gritar com outros condutores acontece com frequência atinge o número de 35%. Além disso, a utilização de “gestos” e buzinas também estão presentes.

Situações que atingem o emocional das pessoas e comportamentos desse tipo estão diretamente ligados aos casos de infrações no trânsito. Engarrafamento, um dia corrido no trabalho, entre outros, são alguns fatores que colaboram para o desfecho trágico.

Para a redução de acidentes, a cortesia, o respeito e o cuidado ao volante são valores que incidem na preservação de vidas no diariamente, que devem ser pensados e praticados com frequência por qualquer cidadão.

Robert Willian Valporto

Robert Willian Valporto é graduado em Comunicação Social - Jornalismo; em Gestão Pública; pós-graduado em Assessoria e Gestão da Comunicação; MBA em Gestão Pública; Mestrando em Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.