PF combate fraude em saque de precatórios no Maranhão

Na manhã de hoje (12), a Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Eleazar” que cumpriu 12 mandados distribuídos entre prisão, busca e apreensão, afastamento de função e bloqueio de contas bancárias nos municípios de Zé Doca, Nova Olinda do Maranhão e São Luís.

A ação tem como finalidade desarticular uma organização criminosa que realizava saques fraudulentos de precatórios em diversas regiões do país.

Com o apoio da Caixa Econômica Federal, a PF deu origem a investigação após uma tentativa de saque ocorrida no município de Capivari de Baixo, em Santa Catarina. Segundo informações do banco, fraudes semelhantes aconteceram em diversas agências da Caixa.

Investigação

De acordo com a investigação, a organização criminosa se aproximava de advogados por meio de aplicativo de mensagens, com o intuito de realizar levantamentos dos precatórios, utilizando de documentos falsos, obtidos principalmente em cartórios do Maranhão e Piauí.

Após os saques indevidos, os criminosos realizavam sucessivas movimentações financeiras dos valores em contas de terceiros, para afastar a origem ilícita dos recursos e dificultar a identificação dos verdadeiros beneficiados com as fraudes.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de organização criminosa, estelionato majorado, violação de sigilo funcional e lavagem de dinheiro.

Fonte: G1-MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *