Senhora improvisa máscaras com TNT para doar aos vizinhos em Santa Quitéria

No último domingo (22), uma senhora identificada como Bernarda Costa, de 87 anos, de Santa Quitéria, ficou conhecida por meio de um vídeo feito por sua neta Renatha Costa, costurando e improvisando máscaras para si e para vizinhos que também estão no grupo de risco do novo Corona Vírus (Covid-19).

A iniciativa da senhora se deu pela falta de máscaras nas farmácias e em outros lugares. Dona Bernarda Costa resolveu dedicar o talento na costura para ajudar na proteção contra o vírus. 

A maranhense confeccionou as máscaras costurando em TNT (uma espécie de tecido que não é tecido) colocados em elásticos. A ideia é doar para os vizinhos que também estão no grupo de risco da doença – entre eles idosos, hipertensos e diabéticos, por exemplo.

Apesar do lindo gesto da senhora, as máscaras produzidas não tem muita eficácia, pois precisam ter um filtro para evitar à penetração de fluidos transportados pelo ar, e serem esterilização. 

“Sobre máscaras improvisadas, e temos visto muitos tutoriais delas na internet, elas não funcionam. Quando a pessoa começa a respirar dentro daquela máscara, ou principalmente falar, ela vai ficar úmida rapidamente e vai perder a eficácia. Nem papel, tecido ou qualquer outra forma improvisada”, afirma o médico infectologista Francisco Ivanildo Oliveira Júnior, em participação no programa de televisão “Bem Estar”. 

A professora Renatha Costa, neta de dona Bernarda Costa, ficou assustada com a repercussão do vídeo, mas muito feliz em ver a avó querer ajudar outras pessoas. O vídeo nas redes sociais da neta, já tem milhares de comentários de elogios e de pessoas emocionadas com a atitude da senhorinha. 

“Aqui na cidade ninguém encontra mais nenhuma máscara. O jeito foi comprar o TNT. Eu ajudei a cortar e ela passa na máquina com o elástico. A gente vai usar para ela, que já tem uma idade mais avançada, e também para outros idosos que moram aqui no bairro”, explicou a neta de dona Bernarda.

Fonte: G1 MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *