Governador Flávio Dino autoriza retomada das aulas no Maranhão

Na última terça-feira (30), o decreto n°35.897 foi publicado pelo Governo do Maranhão Flávio Dino, que autoriza a retomada das aulas presenciais nas instituições de ensino a partir do dia três de agosto no Maranhão. De acordo com Flávio Dino, em uma coletiva realizada no último dia 26, a previsão seria que retornassem no dia primeiro de agosto. 

No mês de Julho também poderão ser retomada às aulas práticas do último período de medicina, nas instituições de ensino superior. O decreto dar prioridade aos acadêmicos das áreas da saúde, para que possam concluir a graduação e possível inserção no mercado de trabalho. 

Além disso, estão permitidas também as aulas nos cursos pré-vestibulares e cursos de idiomas, desde que cumpridas as medidas de distanciamento social e com rotina semanal de três dias de atividade no máximo.

A data definitiva para o retorno no dia três de agosto e o estabelecimento dos protocolos pedagógicos, são de responsabilidade do órgão responsável por cada instituição, sendo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para as escolas da rede pública estadual; aos colegiados superiores das universidades e demais instituições de ensino superior; e às prefeituras para as escolas ligadas às redes municipais.

Já para as escolas privadas, a retomada das aulas e o estabelecimento dos protocolos pedagógicos serão definidos entre os responsáveis dos alunos e a instituição, em conjunto. 

Felipe Camarão, Secretário de Estado da Educação, esclarece que as aulas nas redes públicas, vão ser retomadas de forma gradativa, para evitar aglomerações, iniciando primeiro pelas séries mais avançadas.  

As regras básicas para o retorno às aulas é de uso individuais de proteção, distanciamento entre os alunos e funcionários e prevenções nas instituições. 

Fonte: O Imparcial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *