Seduc divulga data de volta às aulas presenciais em instituições de ensino público estadual

Na segunda-feira (20), a Seduc (Secretaria do Estado da Educação) divulgou as diretrizes pedagógicas que serão aderidas para à volta as aulas presenciais nas escolas ligadas à rede pública estadual.

A reabertura das escolas ocorrerá de forma gradativa, em fases, primeiro retornam equipes administrativas e professores no dia 31 de julho. Estudantes do 3° ano do Ensino médio voltam as aulas a partir do dia 10 de agosto, através do ensino híbrido.

O ensino hibrido consiste em dividir os alunos de cada escola em dois grupos que serão alternados semanalmente, enquanto um grupo estiver em atividade presencial o outro fica em casa executando atividades remotas passadas pelos professores.

De acordo com a Seduc, as diretrizes da portaria seguem as determinações do último decreto governamental, que autoriza que as atividades presenciais sejam retomadas nas escolas, a partir de agosto.

Previsão de datas para retorno

  • 31 de julho a 07 de agosto – docentes, equipe administrativa e pedagógica das unidades de ensino;
  • 10 de agosto – estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Além da retomada das aulas presenciais na rede pública estadual, atividades serão realizadas atividades de acolhimento, ajudando professores, alunos e outros profissionais a lidar com os traumas causados no período de isolamento.

Também será realizada a busca ativa dos estudantes que não retornarem e que não tenham participado das atividades à distância, como forma de diminuir a evasão escolar.

Outra medida que será adotada pela rede estadual é a aplicação de uma avaliação diagnóstica, que será feito em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF)

Fonte: O Imparcial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *