Oscar 2022: Confira os vencedores da maior premiação do cinema mundial
No último domingo (27) aconteceu a 94ª edição do Oscar, a maior premiação do cinema mundial, no Teatro Dolby, em Los Angeles (EUA). O evento apresentado por, Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes contou com a participação de artistas renomados que se reuniram para prestigiar os grandes vencedores do ano.
O filme consagrado como grande vencedor na categoria principal da noite foi No Ritmo do Coração, de Sian Heder. O longa, é a primeira produção de streaming a vencer a principal estatueta. Ainda contou com outros dois prêmios, os de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante, para Troy Kotsur, o primeiro ator surdo a ser premiado pela Academia. O favorito conta a história de Ruby, a única ouvinte em uma família de pessoas surda.
Em números, o vencedor foi Duna, do diretor Denis Villeneuve, se destacando por contabilizar seis prêmios, todos em categorias técnicas: Melhor Design de Produção, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Fotografia e Efeitos Visuais.
O prêmio de Melhor Atriz ficou com Jessica Chastain, pela atuação em Os Olhos de Tammy Faye. Já o prêmio de Melhor Ator foi para Will Smith pelo seu papel em King Richard: Criando Campeãs. No evento o ator deu um tapa em Chris Rock durante a transmissão, por um comentário ofensivo que o comediante fez a sua esposa, Jada Pinkett Smith.
Dentre as ilustre premiações, Jane Campion fez história ao ser a terceira mulher a vencer o prêmio de Melhor Diretor pelo filme Ataque dos Cães. E Ariana DeBose como Melhor Atriz Coadjuvante, pela atuação em Amor, Sublime Amor, ela fez seu discurso representativo emocionada sobre o fato de ser queer, negra e latina.
Não podia faltar nessa lista, o prêmio de Melhor Animação. O filme Encanto, da Disney levou a estatueta de ouro na categoria Melhor Animação em Longa Metragem. A magia relatada na história se fez presente na premiação, além do encanto dos diretores Jared Bush e Byron Howard ao receberem a estatueta, o cantor Sebastian Yatra recriou o universo de Encanto, entregando uma performasse linda de “Dos Oruguitas”. Já em Curta Metragem, The Windshield Wiper levou a melhor.
Confira os vencedores de cada categoria:
- MELHOR FILME – No Ritmo do Coração
- MELHOR DIREÇÃO – Jane Compion, por Ataque dos Cães
- MELHOR ATOR – Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
- MELHOR ATRIZ – Jessica Chastain, por Os Olhos de Tammy Faye
- MELHOR ATOR COADJUVANTE- Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
- MELHOR ATRIZ COADJUVANTE- Ariana DeBose, em Amor, Sublime Amor
- MELHOR ROTEIRO ORIGINAL – Kenneth Branagh, por Belfast
- MELHOR ROTEIRO ADAPTADO – Siân Heder, por No Ritimo do Coração
- MELHOR FOTOGRAFIA – Greig Fraser, por Duna
- MELHOR TRINHA SONORA – Hans Zimmer, por Duna
- MELHOR CANÇÃO ORIGINAL – No Time to Die (007 – Sem Tempo Pra Morrer)
- MELHOR EDIÇÃO – Joe Walker, por Duna
- MELHOR FIGURINO – Jenny Beavan, por Cruella
- MELHOR CABELO E MAQUIAGEM – Os Olhos de Tammy Faye
- MELHOR DESING DE PRODUÇÃO – Patrick Vermette, por Duna
- MELHOR FILME INTERNACIONAL – Drive My Car (Japão)
- MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA METRAGEM – Summer of Soul (… ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
- MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM – The Queen of Basketball
- MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA METRAGEM – Encanto
- MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM – The Windshirld Wiper
- MELHOR CURTA METRAGEM EM LIVE – ACTION – The Long Goodbye
- MELHOR SOM – Duna
- MELHORS EFEITOS VISUAIS – Duna