ENEM 2022: foi publicado edital com as datas das inscrições e das provas

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, nas versões impressas e digital. A informação foi publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União.

As inscrições devem ser feitas na página do participante entre 10 e 21 de maio, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 85 (a ser efetuado até 27 de maio). Os estudante que obtiveram o direito a isenção da taxa , também devem se inscrever normalmente neste mesmo período.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), haverá perguntas inéditas na prova deste ano: “Durante a atual gestão do INEP , realizou-se pré-teste de itens, visando tornar o Banco Nacional de Itens (BNI) mais qualificado”, afirma o comunicado da autarquia. O próprio Inep admitiu que o banco estava “obsoleto” e que o estoque de questões usadas em provas estava abaixo do ideal. Afirmou que, por isso, estava estudando a possibilidade de terceirizar a formulação de perguntas do Enem e a “calibragem” dos níveis de dificuldade da prova.

Outra novidade é que, pela primeira vez, será aceito a utilização de documentos digitais de identificação nos locais de prova, como:

• e-Título;
• Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital;
• RG Digital.

O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal, capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

O candidato deve escolher, no ato da inscrição, se deseja que as cinco questões de língua estrangeira sejam em inglês ou em espanhol. Também precisa sinalizar se quer fazer o Enem impresso (tradicional) ou o digital. É importante lembrar que a versão informatizada, também é aplicada nos locais de prova, não existe a opção de prestar o exame em casa, a prova traz 180 questões a serem respondidas digitalmente, mas com redação manuscrita.

Confira o cronograma:

• Inscrições: 10 a 21 de maio;
• Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio;
• Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio;
• Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho;
• Provas: 13 e 20 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.