INSS: Aposentados e pensionistas começam a receber 13º antecipado

O governo federal começou a pagar nesta segunda feira (25), o 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O instituto depositará neste ano o abono salarial para aproximadamente 30,5 milhões de beneficiários.

O calendário de pagamento que ocorria tradicionalmente em agosto e dezembro, foi antecipado para os meses de abril e junho deste ano, com o objetivo de amenizar os efeitos da inflação e movimentar a economia. Este será o terceiro ano consecutivo que o governo federal toma essa medida.

As datas dos pagamentos levam em conta o número final da inscrição do beneficiário e o valor do beneficio. O grupo que recebe um salário mínimo serão os primeiros a receberem. Na sequência, recebem os que têm direito a mais de um salário mínimo.

Também têm direito a uma parcela menor do 13º salário, as pessoas que recebem benefício por incapacidade temporária. A parcela será calculada de acordo com a duração do benefício. Confira abaixo os calendários de pagamento dos benefícios.

Calendário de pagamento do décimo terceiro de aposentados e pensionistas em 2022 — Foto: Reprodução/INSS

Segundo o Governo Federal, a medida vai injetar cerca de R$ 56,7 bilhões na economia nos próximos dois meses, e não terá impacto orçamentário, já que haverá somente a antecipação do pagamento do benefício, sem que haja acréscimo na despesa prevista para o ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.