“Lago” de elefantes brancos e descaso com o dinheiro público, em Central do Maranhão

Enquanto muita gente ainda habita nas antigas casas de taipas no município de Central do Maranhão, um conjunto de casas prontas está completamente abandonado na comunidade do Lago. As casas foram construídas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra.

O espaço que deveria estar sendo ocupada pelos moradores da zona rural está jogado às traças e o mato já ocupa boa parte dos terrenos. Muitas casas já tiveram portas e janelas retiradas por vândalos que viram que a obra ia ficar assim.

As casas estão prontas há mais de 6 anos, mas nunca foram ocupadas. Populares já chegaram a ameaçar ocuparem as casas, mas não o fizeram. Veja abaixo algumas imagens que mostram o retrato do abandono.

O inusitado é que mesmo vasculhando todo o Portal da Transparência e analisando os recursos recebidos pela Prefeitura de Central do Maranhão desde o ano de 2008, nenhum repasse foi encontrado como sendo para esse fim.

Nossa equipe tentou analisar os fatos pelo Portal da Transparência do Incra, mas o site está com um ‘bug’ e não apresenta os dados que “promete” ofertar. A única coisa que está disponibilizada é uma matéria, ou pelo menos um ‘ensaio’ dela, já que quando clicamos não há nenhum texto.

Central do Maranhão.png
Fonte: Incra

Perguntas ainda sem explicação:

  1. Como foram construídas as casas sem nenhum repasse feito à Prefeitura?
  2. Se foi feito, por que não constam os recursos nos Portais da Transparência?
  3. Por que não realizaram a entrega das casas se elas já estão prontas?

Ao certo, sabemos apenas de uma coisa: as casas estão abandonadas e nunca foram entregues àqueles que realmente precisavam para encaminhar sua vida. Estamos de olho, AtéHoje!

Anúncios

Equipe AtéHoje!

Graduado e pós-graduado em Gestão Pública; Graduando em Jornalismo; Pós-graduando em Assessoria e Gestão da Comunicação.

Um comentário em ““Lago” de elefantes brancos e descaso com o dinheiro público, em Central do Maranhão

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: