Advocacia e Política em favor de Araioses e do baixo parnaíba – Sérgio Muniz

Por Sérgio Muniz
Para Blog

Sempre tive invulgar orgulho da profissão que abraçei, notadamente quando a advocacia me permite desenvolver ações que podem ajudar comunidades inteiras e mudar a vida das pessoas do lugar. Fico ainda mais feliz quando meu esforço caminha lado a lado com a política, outra grande paixão da minha vida. Recentemente, estive em Brasília, juntamente com o Vice-Prefeito de Araioses Manoel da Polo e com o Presidente da Câmara Municipal Élson Coutinho, cumprindo agenda junto aos Deputados Federais Hildo Rocha e João Marcelo Souza, os Senadores João Alberto  (casado com D. Teresinha Quaresma, filha de Araioses) e Edison Lobão e o ex-Presidente José Sarney. Na pauta, a inclusão de Araioses, Paulino Neves, Água Doce, Tutóia, Magalhães de Almeida e São Bernardo na área de abrangência do Semi-árido nordestino.

Pode parecer estranho para observadores desatentos, mas não passou em branco pelo autor do projeto, o atuante Deputado Federal maranhense Hildo Rocha. Ele observou que os municípios do Piauí estão inseridos no Semi-árido nordestino e como tal tem acesso à metade dos 3% (três) por cento dos fundos constitucionais destinados à SUDENE. A inclusão nessa condição implica ainda na obtenção de incentivos fiscais e financiamentos a juros módicos, o que pode fomentar a melhoria do turismo na região e a instalação de novas empresas, as quais gerarão empregos e desenvolvimento. Ora, se os municípios piauienses que margeiam o rio parnaíba são considerados integrantes do Semi-árido e tem acesso à verba dos fundos, porquê os do Maranhão não podem se estão no mesmo bioma? Brilhante a atuação de Hildo Rocha que conseguiu a aprovação da matéria na Câmara. Agora, ela está no Senado Federal, tendo como relator o Senador João Alberto Souza. Eis a nossa missão: conquistar apoio para o projeto e conseguir que seja aprovado também no Senado. Que missão satisfatória!

Screenshot_20171107-121302

Screenshot_20171107-121332

Estivemos no Senado e ali fomos recebidos na Tribuna de Honra do Senado pelo Senador João Alberto, o qual estava presidindo a Sessão. Nossa presença foi registrada nos anais da Casa. Foi muito gratificante testemunhar a força dos Senadores maranhenses João Alberto, Presidente do Conselho de Ética do Senado, e Edison Lobão, Presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a quem também fomos pedir apoio ao projeto. Lobão, além de ser hoje o Senador com mais mandatos, já foi Presidente do Senado e é parlamentar de proa do PMDB, maior bancada no Senado.

Após a Sessão, nos dirigimos até o anexo IV do Senado onde fomos recebidos no gabinete do Senador Lobão. Nesse momento já passamos a contar com o auxílio do Deputado Federal João Marcelo Souza. Com tranquilidade pudemos colocá-lo a par do projeto e conquistar seu incondicional apoio.

Screenshot_20171107-121148

Screenshot_20171101-155335

Saímos de lá para almoçar com os Senadores João Alberto, Lobão e com o Deputado João Marcelo. Ali, além do projeto, no cardápio tivemos ainda reminiscências do início da trajetória politica dos Senadores naquela importante cidade do baixo parnaíba.

Screenshot_20171107-121214

Encerrado o almoço, seguimos para solicitar apoio ao projeto também ao ex-Presidente José Sarney. Para quem não sabe, José Sarney nutre grande carinho por Araioses, vez que ali sempre foi bem votado e teve e tem grandes amigos. Depois de garantir apoio ao projeto, o ex-Presidente relembrou, juntamente com João Alberto, as grandes lideranças políticas da região, como por exemplo Zé Tude e Sebastião Furtado.

Screenshot_20171107-121102

Finalizamos com a certeza do dever cumprido e esperançosos de que o projeto será aprovado. No peito, a certeza de que o Maranhão tem em Hildo Rocha, João Marcelo, João Alberto e Lobão grandes representantes, todos apoiados pelo ex-Presidente José Sarney, o mais experiente político brasileiro em atividade.

Seguiremos todos juntos em favor de Araioses e do baixo parnaíba.

Anúncios

Equipe AtéHoje!

Graduado e pós-graduado em Gestão Pública; Graduando em Jornalismo; Pós-graduando em Assessoria e Gestão da Comunicação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: