Judiciário registra avanços em Cururupu-MA

O Poder Judiciário do Maranhão, por meio da comarca de Cururupu, que é comandada pelo juiz de direito, Dr. Douglas da Lima Guia, tem registrado significativos avanços na prestação jurisdicional naquela cidade.

Além da dinamização dos processos, que tem reduzido o tempo de espera na prolação de sentenças, muitos parados há mais de dez anos, o judiciário daquela comarca tem incentivado a realização de processos de conciliação, através da realização de semanas especificas para a auto composição – como a que acontecerá entre os dias 27 de novembro a 01 de dezembro de 2017- estimulando as partes e advogados a esse método resolutivo, como bem preceitua o novo Código de Processo Civil, o que imprime maior agilidade à solução de conflitos.

Outra dinâmica que tem sido adotada na comarca é agilização para a realização de tribunais do júri, pondo em pauta processos que estavam aguardando julgamento pelo pleno popular, o que desperta na população o sentimento de justiça, vez que há uma resposta efetiva àqueles crimes dolosos praticados contra a vida, destaca o advogado Armstrong Lemos, que é militante na região e que participou no dia 21 de novembro de defesa técnica em plenário, por oportunidade da semana do júri popular, realizada naquela comarca.

a5bcabbe-951f-4e47-987f-fa232584099b.jpg
Juiz Douglas da Lima Guia, Advogado Armstrong Lemos, Advogado Arcy Fonseca, e promotor de justiça Francisco de Assis. (Foto/Descrição: Divulgação)

Além da mudança visível do acesso daquele Poder à população e o constante diálogo junto aos demais órgãos com sede nos municípios pertencentes à comarca, tem se observado que o judiciário vem adotando uma postura mais democrática, ao passo que, além de cumprir com as suas metas de resolução de casos e estimulo a soluções de conciliação, a comarca de Cururupu vem adotando uma postura democrática na avaliação do seu próprio desempenho, através da realização de audiências públicas, a exemplo da que ocorreu no ano de 2016 em que foi exposta à população o números alcançados pelas metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, que ocorreu no segundo semestre do ano passado, com a presença do desembargador ouvidor do Tribunal de Justiça, Dr. Ricardo Duailibe.

Como reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido naquela cidade, o Tribunal de Justiça do Maranhão, novamente em audiência pública, desta vez no salão paroquial da cidade de Cururupu, reuniu juízes, promotores de justiça, servidores, advogados, polícia militar do maranhão, polícia civil e populares dos municípios da regional de Pinheiro, na data de 23 de novembro de 2017 (quinta-feira) e realizou, sob a anfitrialidade da comarca de Cururupu, audiência pública para ouvir os jurisdicionados acerca dos serviços prestados pelo judiciário do Maranhão.

audiencia.jpg

O evento contou com a participação de diversos populares, que puderam interagir com a justiça maranhense, elogiando, sugerindo e criticando os seus serviços.

Anúncios

Equipe AtéHoje!

Robert Willian Valporto, editor-chefe do Portal AtéHoje, é especialista em Gestão Pública e Assessoria e Gestão da Comunicação; e Graduando em Comunicação Social – Jornalismo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: