Apicum-Açu: Zequinha tem contas de campanha reprovadas e pode ficar inelegível

O candidato derrotado nas últimas eleições municipais de Apicum-Açu, José de Ribamar Ribeiro (PCdoB), conhecido no município como Zequinha, teve suas contas de campanha reprovadas pelo juíz da 10º Zona Eleitoral, Douglas Lima da Guia, no último dia 28 de novembro.

Zequinha

Zequinha poderá ficar inelegível, já que caso o Tribunal Regional Eleitoral acolha a decisão da primeira instância, segundo juristas, ele não receberá a certidão de quitação eleitoral, que impossibilitará o político comunista participar de próximas eleições.

A condenação veio por conta de que várias irregularidades foram identificadas nas contas de campanha de Zequinha, entre elas o fato de que pessoas declaradas como doadoras de campanha são inscritas em programas sociais do Governo Federal e possuem sua renda incompatível ao valor declarado.

Um desses casos foi de um cidadão identificado como Wilson P. Carvalho Filho, que doou para a campanha de Zequinha um valor de R$ 4 mil.

Além disso, a decisão que condenou Zequinha constou que várias documentações e comprovantes de gastos (notas fiscais) não foram entregues à justiça eleitoral, mesmo que estes sejam obrigatórios para demonstrar verificação de movimentação financeira.

Outro ponto em destaque na prestação de contas foi o aluguel de veículos pela coligação de Zequinha. Ali constam que gastaram R$ 9 mil só com esse fim, extrapolando o limite máximo de 20% dos gastos totais de campanha com aluguel de veículos.

Zequinha poderá recorrer da decisão que, por apresentar tantos problemas citados acima, ficará difícil de tomar outros desfechos e o comunista não poderá se candidatar em eleições futuras com base na Lei da Ficha Limpa.

Leia a íntegra da decisão clicando aqui.

Robert Willian Valporto

Robert Willian Valporto é graduado em Comunicação Social - Jornalismo; em Gestão Pública; pós-graduado em Assessoria e Gestão da Comunicação; MBA em Gestão Pública; Mestrando em Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *