Estudante de Mirinzal é aprovada em 1º lugar para Medicina na UFMA

A estudante Ivania Corrêa, de 19 anos, que mora no município de Mirinzal-MA, foi aprovada em primeiro lugar para o curso de Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ivania é mãe de dois filhos e esta foi a segunda aprovação dela para curso de graduação na federal do Maranhão.

WhatsApp Image 2018-01-29 at 14.23.36.jpeg

Ivania conseguiu ser aprovada por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que teve o resultado divulgado na última segunda-feira (29) no portal do Ministério da Educação (MEC).

‘Sonho de família’

Segundo ela, cursar medicina sempre foi sua vontade. “Sempre foi meu sonho. Eu sempre quis trabalhar com algo que me aproximasse das pessoas, e me permitisse amenizar um pouco do sofrimento alheio e também pelo fato do meu padrasto, que me criou, ter o sonho de formar um filho médico”, disse ela ao Portal AtéHoje.

Sobre o sentimento de ter conquistado a aprovação, Ivânia disse que “é a realização de um sonho. Eu estou muito feliz com minha conquista, mas também me preparando pra essa nova fase que está por vir, tenho consciência do peso desse curso, e quero dar o melhor de mim”, exclamou.

Superação

Ivânia mora atualmente em uma casa com seu padastro, mãe, uma irmã e dois filhos. A renda da família é tida por meio de venda de camarão, por parte de todos membros da família, tanto em casa quanto no mercado municipal de Mirinzal.

A estudante se tornou mãe, primeiramente, aos 17 anos de idade, quando ainda cursava o ensino médio o que, de certa forma, poderia ter atrapalhado sua trajetória. Logo depois, ela engravidou do segundo filho, aos 18 anos, quando já estava cursando Odontologia na UFMA, tendo que trancar o curso.

Filhos de Iv
Ivânia Corrêa é mãe dos pequenos Calebe [de 10 meses] e Efrainy [de 2 anos]. (Foto: Divulgação)

“Quando eu estava no terceiro ano do Ensino Médio, engravidei da minha filha, mas continuei estudando e consegui ser aprovada em Odontologia, na UFMA. Já na faculdade, engravidei do meu segundo filho, cheguei a desistir de tudo na época, mas minha família me incentivou a estudar. Eu passei o ano passado, de janeiro a novembro, em uma casa em São Luís estudando sozinha para o Enem. E agora, consegui minha aprovação”, relatou.

Próximos passos

Com a aprovação para um dos cursos mais disputados nas Universidades Federais no Brasil inteiro, Ivania terá que morar em São Luís. Assim, ela contou ao Portal AtéHoje que seus pequenos filhos ficarão sob cuidados de sua mãe, para que ela consiga seguir no sonho pela tão sonhada formação.

“Vou estudar em São Luís e meus filhos irão ficar sob os cuidados da minha mãe, como sempre ficaram durante meus estudos. Lá [em São Luís] vou ficar na casa de parentes, mas vou tentar uma vaga na casa dos estudantes da UFMA”, apontou.

Orgulho dos pais

Naturalmente qualquer pai se sentiria orgulhoso com tamanha aprovação. Não é diferente com a mãe e padrasto de Ivania, que relataram com exclusividade ao Portal AtéHoje a felicidade pela conquista da jovem estudante.

“Não tenho palavras para descrever o tamanho da minha alegria pela conquista da minha filha. Ela sempre foi muito inteligente e dedicada aos estudos, desde criança. Nas escolas por onde ela passou sempre foi elogiada. E eu sempre disse que não desistiria dela, apesar de que na maioridade o sonho dela parecia estar se distanciando dela”, frisou Giovane Moraes Corrêa, mãe de Ivânia.

“Graças a Jeová, que nos concedeu essa felicidade, ela conseguiu ser aprovada. Quase perdi minha filha por vários motivos, entre eles doenças. Hoje só temos a agradecer e ser felizes pela nova caminhada dela que está só começando mas já nos deixa orgulhosos”, concluiu Giovane.

Sentimento que não foi diferente para José Waldi Trindade dos Santos, padrasto de Ivânia. “Pra mim é uma honra falar dessa jovem que nunca desistiu de nada que fez na vida. Só tenho que parabenizar ela por essa caminhada vitoriosa e dizer que nunca vamos desistir dela, sempre estaremos fazendo sacrifício para que ela brilhe, apesar de sermos uma família humilde”, completou.

Foto: Nilson Viana

Robert Willian Valporto

Robert Willian Valporto é graduado em Comunicação Social - Jornalismo; em Gestão Pública; pós-graduado em Assessoria e Gestão da Comunicação; MBA em Gestão Pública; Mestrando em Comunicação.

8 comentários em “Estudante de Mirinzal é aprovada em 1º lugar para Medicina na UFMA

  • janeiro 30, 2018 em 5:36 pm
    Permalink

    Um exemplo de superação essa garota. Como academico, Professor Titular na Universidade Federal do Ceará e sendo maranhense da baixada, fico por demais orgulhoso do sucesso dessa nossa conterranea. Eu daria tudo para conhece-la pessoalmente e lhe dar um caloroso abraço e falar palavras de incentivo. Que ela não precisa, porque ja demonstrou ser capaz de se superar.
    Fiquei deveras feliz com esta noticia
    Prof. José Lemos (Universidade Federal do Ceará) http://www.lemos.pro.br; [email protected]

    Resposta
  • janeiro 30, 2018 em 8:12 pm
    Permalink

    Um exemplo de superação, muitas meninas que engravidaram precocemente desistiram dos estudos, umas por falta de apoio da própria família, outras por perder a força de vontade.
    Essa moça está de parabéns, mesmo com as dificuldades o apoio dos pais e sua dedicação foram essencialmente positivos nessa Grande conquista.

    Resposta
  • janeiro 30, 2018 em 9:53 pm
    Permalink

    Uma jovem de muita garra, ultrapassando as barreiras com Fé e persistência.
    É um grande exemplo de luta e força de vontade.
    Deus abençoe sua caminhada🙏

    Resposta
  • janeiro 30, 2018 em 10:28 pm
    Permalink

    Parabéns garota! Tu mereces muitos aplausos por essa conquista.
    Que Deus te dê muita fé, força, determinação e sabedoria para seguir com muita perseverança rumo a mais esse desafio.
    Sewny Castro.s. João Batista Ma

    Resposta
  • janeiro 30, 2018 em 10:42 pm
    Permalink

    Parabéns Ivania!! Que todos os seus sonhos possam continuar se concretizando, pois tudo com a permissão Divina é possível !!

    Resposta
  • janeiro 31, 2018 em 9:17 am
    Permalink

    Mais um dos muitos exemplos descobertos no nosso estado.Parabéns! Isso só mostra que quando queremos algo e nos empenhamos, as coisas acontecem.
    Seria muito bom se o município desse auxílio financeiro para a jovem, já que a mesma tem filhos e irá ter gastos para se manter.

    Resposta
  • janeiro 31, 2018 em 9:36 am
    Permalink

    Isso prova q não existe obstáculo que não seja intransponível, basta vc querer.so orgulho.valeu.

    Resposta
  • janeiro 31, 2018 em 10:12 am
    Permalink

    Muito Orgulhoso de ver alguém da minha região se destacar de uma forma tão espetacular.. Parabéns querida. Deus é contigo!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *