Jornalista é acusado de assédio e “teste do sofá”, em São Luís

Nos últimos dias, cerca de 25 pessoas alegaram que sofreram assédio por parte do radialista Samir Ewerton, após serem convocadas por ele para o preenchimento de uma vaga de emprego na TV Metropolitana, recente emissora de São Luís.

As vagas foram anunciadas por meio de uma rede social, destacando as funções as áreas de atuação, entre elas a de repórter, produtores, editores, etc. Após a divulgação, o anúncio viralizou enchendo muitos de esperança, diante de uma possibilidade de emprego na área, principalmente aos universitários. Os responsáveis pelo recrutamento, de acordo com o enunciado, eram o jornalista Henrique Paz e o radialista Samir Ewerton.

Após o envio dos currículos, algumas pessoas, não só do sexo feminino, começaram a receber mensagens que consideraram de assedio, com palavras desrespeitosas e grosseiras. Um dos casos foi o da jornalista e escritora Lohanna Pausini, que é transexual. Ela utilizou uma rede social para denunciar o assédio sofrido por parte do radialista.

Algumas mensagens:

O radialista Samir Ewerton utilizava os números de celulares existentes nos currículos enviados para oferecer as vagas em troca de sexo, garantindo a vaga após o ato. Por meio das mensagens o radialista ofendia as vitimas caso negassem o assédio, utilizando palavras como “doida”, “grossa”, etc.

Após sofrer o incidente, a jornalista Lohanna Pausini resolveu entrar em contato com o Henrique Paz, o responsável que estava à frente desse  processo de recrutamento e ele afirmou  primeiro que não conhecia o Samir, mas após algumas perguntas e ver o print das conversas assumiu que o conhecia e que Samir tinha a intenção de colocar no ar na TV Metropolitana um programa e que ia precisa de profissionais da comunicação e que, por conta disso, tinha colocado o e-mail dele no anuncio.

Falsas vagas

A TV Metropolitana, nova afiliada da Band no Maranhão, informou por meio de nota que não está com vagas abertas para a contratação de profissionais e que não realiza e não realizará contratações via aplicativos, como WhatsApp, por exemplo.

Pessoas mal intencionadas têm se utilizado de mídias sociais para oferecer FALSAS oportunidades de emprego em nossa emissora. Quaisquer dúvidas relativas à TV Metropolitana/Band devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected], recomendamos que sejam considerados apenas e tão somente anúncios oficiais.

Robert Willian Valporto

Robert W. Valporto é graduado em Comunicação Social - Jornalismo e em Gestão Pública; pós-graduado em Gestão Pública; e pós-graduado em Assessoria e Gestão da Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *