Decidido! Por 6×5, STF acolhe prisão de Lula

Em uma disputa acirrada o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva sofreu derrota na noite de hoje (04) no Supremo Tribunal Federal (STF) diante do pedido de habeas corpus que o livraria da cadeia até que fossem julgados todos os recursos possíveis para o caso que foi condenado em janeiro a 12 anos e 1 mês pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

A votação foi de 5×4, decidida pelo voto da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, mesmo após o placar ter ficado 5×1 à favor da prisão de Lula. No último dia 22, maioria dos ministros concedeu uma espécie de salvo-conduto provisório para evitar prisão do ex-presidente.

Na votação de hoje, os ministros Fachin, Moraes, Barroso, Rosa Weber e Fux votaram pela prisão de Lula, enquanto Gilmar Mendes, Toffoli, Lewandowski, Marco Aurélio e Celso de Melo votaram contra prisão. Coube à presidente Cármen Lúcia decidir… e foi à contra Lula.

Resta à defesa de Lula tentar mais uma liminar para que o cumprimento da pena seja suspenso até o exame das ADCs sobre a prisão em 2ª instância, relatadas pelo ministro Marco Aurélio.

Relembre

Quando esteve na capital maranhense, o editor-chefe do Portal AtéHoje entrevistou o ex-presidente e perguntou a ele sobre o medo que teria de ser preso, sendo respondido por ele que “isso não é pergunta que se faça, companheiro… mas não”, disse Lula.

Entrevista com Lula

Robert Willian Valporto

Robert W. Valporto é graduado em Comunicação Social - Jornalismo e em Gestão Pública; pós-graduado em Gestão Pública; e pós-graduado em Assessoria e Gestão da Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *