Gastronomia maranhense é destaque em barracas na Maria Aragão

Os festejos juninos são uma mistura de ritmos, cores e crenças no palco dos arraiais e também uma combinação de ingredientes que agrada o paladar do público. O Arraial da Praça Maria Aragão, dispõe de 12 barracas para venda de iguarias da culinária maranhense, cada uma com 18m².

As barracas são uma das opções oferecidas a quem vai ao local, que também conta com uma programação cultural diversificada. Neste domingo (25) e segunda-feira (26), a partir das 18h, o arraial terá apresentações de tambor de crioula, bumba meu boi, danças folclóricas, companhias de ritmos e shows de artistas locais.

Neste domingo (25), o Arraial da Praça Maria Aragão vai dançar ao som do tambor de crioula Unidos de São Benedito do Taim e do Tamborito Entre Rios, de Cururupu; dos bois Novilho Branco, de Pindaré, da Malhada e Encantos do São Cristovão, e show de Celso Reis.

No Barracão do Forró, o público vai curtir os grupos Forró Bom Demais e Forró Cabo Zé. Na segunda-feira (26), a animação é por conta dos tambores de crioula da Alemanha e da Ponta dʼAreia, dos bois Brilho de Areia Branca, boi de Apolonio e Boi Da Maioba, além de show de Gargamel na Zabumbada.

COMIDAS TÍPICAS

Arroz de cuxá, peixe frito, torta de camarão, arroz Maria Isabel, creme de macaxeira… A lista continua de pratos da culinária maranhense que estão no topo dos mais pedidos pelo público. São receitas que fazem parte das festas juninas e estão relacionadas à cultura do campo.

Os povos indígenas contribuíram com a farinha de mandioca, a aguardente tiquira, a tapioca e macaxeira com que se fazem bolos. Outro ponto alto são os pratos com peixes e frutos do mar, como camarão e caranguejo. O arroz é utilizado como acompanhamento, como o tradicional de cuxá e arroz de toucinho.

Em outra barraca, a auxiliar administrativo Jaqueline Ferreira Cruz, 28, tirou estes dias de festas juninas para fazer uma renda extra. Ela explica que os turistas ficam encantados com a comida, principalmente com o cuxá.

O arroz de cuxá tem como ingrediente principal a vinagreira. Leva também camarão, pimenta de cheiro, entre outros elementos que juntos fazem a iguaria. Além disso, não poderiam deixar de ser citados os doces e salgados feitos com coco, milho, arroz e amendoim, como canjica, cocada, mingau de milho e pé de moleque.

PROGRAMAÇÃO
DOMINGO (25)
Arraial da Maria Aragão
19H BOI NOVILHO BRANCO
20H BOI DE PINDARE
21H BOI DA MALHADA
22H SHOW CELSO REIS
23H BOI ENCANTOS DO SÃO CRISTOVÃO
TENDA TAMBOR DE CRIOULA
20H TAMBOR DE CRIOULA UNIDOS DE SÃO BENEDITO DO TAIM
21H TAMBORITO ENTRE RIOS DE CURURUPU
BARRACÃO DO FORRÓ
20H FORRÓ BOM DEMAIS
22H FORRÓ CABO ZÉ
Arraial da Vila Palmeira
19H BOI BRILHOSO DO SOL E MAR
20H BOI DA FÉ EM DEUS
21H BOI NOVILHO BRANCO
22H SHOW RONALD PINHEIRO
23H BOI DE PRESIDENTE JUSCELINO
00H BOI DA MALHADA
Arraial do Ipem
19H BOI DE PRESIDENTE JUSCELINO
20H BOI MEU TAMARINEIRO
21H BOI MOCIDADE AXIXENSE
22H SHOW CECILIA LEITE
23H BOI DA FÉ EM DEUS
BARRACÃO DO FORRÓ
20H TRIO MULUNDUS
22H CHIQUINHO DO ACORDEON
SEGUNDA-FEIRA (26)
Arraial da Maria Aragão
19H BOI BRILHO DE AREIA BRANCA
20H BOI DE MATRACA DE JUSSATUBA
21H BOI DE APOLONIO
22H SHOW GARGAMEL NA ZABUMBADA
23H BOI DA MAIOBA
TENDA TAMBOR DE CRIOULA
20H TAMBOR DE CRIOULA DA ALEMANHA
21H TAMBOR DE CRIOULA DA PONTA DʼAREIA
Arraial da Vila Palmeira
19H BOI ESTRELA DA MATA
20H BOI SÍTIO DO APICUM
21H BOI BRILHO DE AREIA BRANCA
22H SHOW HERIVERTON NUNES
23H BOI DE RIBAMAR
Arraial do Ipem
19H BOI DA LUA
20H BOI DE AXIXÁ
21H BOI DE NINA RODRIGUES
22H SHOW DAFFÉ
23H BOI DE MARACANÃ

Robert Willian Valporto

Robert W. Valporto é graduado em Comunicação Social - Jornalismo e em Gestão Pública; pós-graduado em Gestão Pública; e pós-graduado em Assessoria e Gestão da Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *