IDEB: sob gestão de professores, educação de Mirinzal despenca e se torna segunda pior da região

O Mirinzal, cidade que tem prefeito e secretária de Educação que são professores, tem a segunda pior educação da região.

Esse dado foi confirmado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) divulgado nos últimos dias. Na lista, a cidade verde está abaixo de todos os municípios da região.

Pra entender melhor, o IDEB é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

Nos últimos dados coletados no ano de 2017, quando o prefeito Jadilson assumiu a prefeitura do município, todas as cidades da região litoral-ocidental, com exceção de Porto Rico do Maranhão, tiveram nota superior à Mirinzal no índice.

O principal dado em baixa em relação ao IDEB de 2015, diz respeito aos anos finais, de 6º a 9º ano. No último dado, Mirinzal tinha alcançado nota 3,8, sendo melhor até que capital maranhense naquele ano.

Com nova gestão e novas prioridades, o município obteve nota 3,3 (conforme gráfico abaixo), uma queda que tornou essa etapa da educação municipal uma das piores do Maranhão.

Vale lembrar que o dado de 2015, onde a nota chegou a 3,8 na categoria 9º ano tinha sido, até o momento, a melhor marca da história do município, conforme o gráfico acima.

Para todos os males, ao menos os dados referentes 5º ano foram mantidos no município, que obtiveram nota 4,4 de igual forma ao do ano de 2015.

Nosa equipe entrou em contato com o prefeito de Mirinzal, Jadilson Coelho, assim como com a secretária da Educação Municipal, Concita Cuba, mas ambos não se pronunciaram, até o fechamento desta matéria.

Mesmo com os chefes do executivo municipal responsáveis pelo alavancar da educação serem professores, a educação do município despencou. Já dizia o renomado filósofo John Galbraith: “o poder não é algo que se possa assumir e posto de lado como a roupa interior”.

Novamente, só não foi pior que Porto Rico, onde a desgraça na educação foi catastrófica. Mas isso é assunto para outra matéria….

Robert Willian Valporto

Robert Willian Valporto é graduado em Comunicação Social - Jornalismo; em Gestão Pública; pós-graduado em Assessoria e Gestão da Comunicação; MBA em Gestão Pública; Mestrando em Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *