Mirinzal: Projeto Shikoba realiza ação em prol de crianças carentes

Uma atitude de sensibilidade e amor ao próximo. Assim pode ser considerada a ação realizada por jovens mirinzalenses, pertencentes ao Projeto Shikoba. Hoje, no feriado que se comemora o Dia das Crianças, eles fizeram a alegria de muitas das crianças mirinzalenses, além de realizarem doações a famílias carentes.

O grupo promoveu uma ação para as crianças do Bairro da Invasão, em Mirinzal. A ação começou deste as 8h até as 12h. Lá, os jovens fizeram doação de brinquedos, serviram lanches, distribuíram bombons e pipocas. Tudo através de doações e com um único propósito, segundo eles: levar alegria e amor. Além disso passaram a mensagem do projeto Shikoba.

“O projeto Shikoba tem como propósito levar amor, educação, carinho e respeito, com o intuito de mudar a vida das pessoas através de ações sociais. Pretendemos amparar e auxiliar crianças carentes e idosos. Nossos valores são Sawabona Shikoba, buscamos passar a nossos voluntários a importância de tais valores serem desenvolvidas no dia-a-dia”, pontuou Karina Baêta, uma das coordenadoras do projeto.

Ontem (11), o grupo  já havia realizado uma “pré-ação” onde distribuíram 14 cestas básicas para as famílias que mais precisavam nos bairros de periferia em Mirinzal.

Por que Shikoba?

Há uma “tribo” africana que tem um costume muito bonito. Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez. A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.  Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: “Eu sou bom”.

Sawabona Shikoba!

SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer: “Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante pra mim”. Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA, que é: “Então, eu existo pra você”. A história dessa tribo africana nos incentivou a espalhar amor e fazer as pessoas acreditar novamente em uma nova vida. Acredito que juntos podemos mudar a realidade de muitas pessoas, assim como a NOSSA, porque a nossa felicidade depende da felicidade dos outros!.

O projeto foi criado há 2 meses e essa foi a primeira de muitas ações que ainda virão, segundo a coordenação do grupo. O leitor que quiser poderá seguir o projeto por meio do instagram @projetoshikoba.

Portal AtéHoje parabeniza a este grupo de jovens que realizada de maneira voluntária esse projeto, sem ter com isso interesses pessoais. Em especial, parabenizamos as coordenadoras do projeto, Karina Baêta e Ana Thalicia, que fazem deste um dos projetos mais bonitos de Mirinzal.

Robert Willian Valporto

Robert W. Valporto é graduado em Comunicação Social - Jornalismo e em Gestão Pública; pós-graduado em Gestão Pública; e pós-graduado em Assessoria e Gestão da Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *