Hospital referência em tratamento de hanseníase em São Luís é interditado por risco de desabamento

O Hospital Aquiles Lisboa (HAL), precisou ser interditado na última semana devido a um risco de desabamento do teto da estrutura. Os pacientes que estavam internados lá foram realocados para um anexo do hospital, que funciona em um asilo, porém não possui as condições necessárias para que os mesmos sejam atendidos corretamente.

Pacientes e até ex-pacientes reclamam da demora nas obras no local, destacando a magnitude da doença que é tratada ali. “Esse hospital é um hospital de referência. É o único para tratamento de hanseníase que existe no Maranhão. E se fecharem ele? Como vai ficar a situação dos futuros companheiros que virão para cá e não encontrar mais? Vão morrer ao desalento? Porque ainda é problemática a situação da hanseníase”, protesta Flávio Lisboa, que já foi paciente do hospital.

Segundo a Secretaria de Saúde, foi enviada ao hospital uma equipe de engenheiros, e os reparos no local devem ter início nesta quarta-feira (13). Já a Colônia Bonfim, asilo onde os pacientes se encontram, será analisada, e se preciso for, passará por uma revitalização.

O Hospital Aquiles Lisboa completa, em 2019, 82 anos de atendimento a pacientes diagnosticados com hanseníase.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *