Presidente do INEP é demitido do cargo

O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Marcus Vinicius Rodrigues, foi afastado do cargo na terça-feira (26). A portaria foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni e publicada em edição extra no Diário Oficial da União.

Rodrigues é ex-professor da Fundação Getúlio Vargas e tem doutorado em engenharia. Ele estava no cargo desde 22 de janeiro e comandava o órgão do MEC responsável por exames como o Enem. Logo após a posse, defendeu a revisão do banco de questões do exame, criticou “ideologias e crenças inadequadas” dentro das escolas e defendeu a ação dos militares no golpe de 1964.

A sua demissão é a mais recente em uma série de mudanças nos cargos de alto escalão do MEC.

Mais demissões:
Ainda na terça-feira, o MEC revogou uma portaria do Inep que previa novas regras para o Sistema de Avaliação Básica (Saeb). A anterior definia que a medição da qualidade da alfabetização das crianças só seria feita a partir de 2021. Por conta dessa portaria, a engenheira e professora Tânia Leme de Almeida pediu demissão do cargo de secretária de Educação Básica do Ministério da Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *