Termina hoje prazo para eleitor faltoso evitar cancelamento do título

Encerra nesta segunda-feira (6), o prazo para os eleitores que faltaram nas últimas três votações, evitarem o cancelamento do seu título de eleitor.

É necessário pagar as multas referentes às ausências, além de apresentar em um cartório eleitoral o título, seguido de documento com foto e comprovante de residência. Também podendo ser iniciado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para a soma das três faltas, serão constatados os turnos de votação, além de considerar as eleições suplementares, convocadas quando o pleito oficial é anulado devido à irregularidades.

De acordo com o TSE, mais de 2,6 milhões de eleitores podem ter seus títulos cancelados caso não resolvam a pendência. Desde o inicio do prazo em março, somente 93.702 pessoas regularizaram o título.

Com o cancelamento do título a pessoa ficará impedida de obter passaporte, carteira de identidade, receber salário de função ou emprego público e de participar de concorrência pública ou administrativa estatal. Além de ficar impossibilitado de pedir empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público.

Não serão cancelados os títulos daqueles que não são obrigados a votar, sendo o comparecimento às urnas facultativo, como as pessoas entre 16 e 18 anos e acima de 70 anos. Também não estão sujeitos pessoas portadoras de deficiência que sejam impossibilitadas de cumprir as obrigações eleitoras.

Os números dos títulos cancelados começarão a serem divulgados em 24 de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *