Exposição ‘Bumba Meu Boi do Maranhão’ aborda temática “Guarnicê”

Na busca pela valorização da cultura popular maranhense, o Serviço Social do Comércio (Sesc) recebe a exposição “Bumba Meu Boi do Maranhão”, criada pela artesã Tilde & Silva. A abertura do acervo para visitação, começará no dia 31 de maio, na Sala Sesc de Exposição (Condomínio Fecomércio) às 18h30.

Com a temática “Guarnicê”, a apresentação reunirá um conjunto de esculturas que farão relação aos costumes, indumentárias e diversos sotaques do Bumba Meu Boi. Na noite da abertura, será realizado o relançamento de quatro produções maranhenses com a temática da cultura popular do Maranhão.

A exposição é composta por 34 peças que representam ícones do repertório junino maranhense, como exemplo, o Pai Francisco, os Caboclos de pena, Cazumbás e as Coreiras do tambor de crioula. A artesã utilizou uma técnica mista (biscuit e argila) com movimento giratório das peças e iluminação de led. As obras ficarão expostas em base de MDF com vidro para proteção, enfatizando a identidade cultural do Maranhão, através das vestimentas e aparências dos personagens.

A amostra ficará aberta até 30 de junho, com visita das 08h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *