Navio Stellar Banner encalhado na costa do Maranhão sofre uma leve inclinação

O navio Stellar Banner, encalhado na costa maranhense há três semanas, sofreu uma leve inclinação, informou a Marinha na última segunda-feira (16). A inclinação era de 22 graus e agora foi para 24 graus e meio, devido a maré de sizígia, que faz a correnteza ficar mais forte, e segundo os técnicos, não houve variação no volume de água nos porões de carga.

De acordo com a proprietária do navio, Polaris, a operação de resgate da embarcação continua e deve durar nos próximos dias, dependendo das condições climáticas. Tendo como ajuda as equipes do governo federal, a Marinha e o Ibama.

A transferência do óleo dos tanques do cargueiro para o navio de apoio ALP defender já foi concluída, na primeira etapa. E está sendo elaborado um novo plano pela Polaris Shipping, empresa contratada para o resgatar do navio e para a transferência do restante de óleo da embarcação, que está com quase 300 mil toneladas de minério de ferro.

Na operação de resgate do navio, está atuando cerca de 255 militares da Marinha do Brasil, cinco reboques, sendo que três deles com matérias de combate à poluição que o óleo pode causar. Está sendo usados também um drone com câmera térmica, um helicóptero S-76C e três embarcações de suporte às atividades contingência de derramamento do óleo.

Fonte: G1 MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *