Nesta terça-feira (30) é comemorado o Dia Nacional do Bumba Meu Boi

Hoje, 30 de junho é comemorado o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, que também pode ser conhecido por boi bombá, ele é uma festa do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte de um boi. A manifestação cultural que une em seus rituais o lúdico e o religioso, é uma das principais manifestações populares praticadas no País. 

O bumba meu boi é a principal representação cultural dos Maranheses, mas pode ser encontrado em vários outros estados do Brasil e recebe diferentes nomes, ele representa devoção a São João, São Pedro e São Marçal, essa crença é representada pelo artesanato, instrumentos musicais e o bordado do couro do Boi e da indumentária dos participantes.  

Embora esteja muito ligado à religiosidade católica, o bumba meu boi também traz em suas coreografias muitos elementos de cultos afro-brasileiros.

A brincadeira do Boi conta, por meio de danças, músicas e vestimentas, a história de Pai Francisco e sua mulher, Mãe Catirina. Na lenda encenada pelos participantes, Pai Francisco, trabalhador de uma fazenda, rouba a língua do boi para satisfazer os desejos de sua mulher Catirina, que estava grávida. O dono da fazenda encontra o boi doente e pede ajuda aos pajés para curar o animal. Depois de ver seu boi curado, o fazendeiro perdoa Pai Francisco e celebra a saúde do boi com uma grande festa.

Bumba Minha Casa

A programação do São João do Maranhão vai poder ser acompanhada de um jeito diferente em 2020. Durante três noites, o projeto Bumba Minha Casa apresentará lives com atrações imperdíveis e tradicionais, com transmissão pela internet. A programação será apresentada pela influenciadora Thaynara OG e pelo radialista João Marcos. 

A primeira live foi realizada dia 29 de junho, com a live dos grupos Boi da Maioba, Boi de Axixá, Boi Barrica e a cantora Alcione. 

Já a segunda noite de espetáculos acontecerá no dia 3 de julho e contará com o Show de Mano Borges, participação de Betto Pereira, César Nascimento e Erasmo Dibell, além do Boi de Nina Rodrigues e Boi de Santa Fé. 

A terceira e última noite do Bumba Minha Casa será no dia 10 de julho e contará com apresentações do Boi de Maracanã, Boi de Morros e o show da banda Mesa de Bar.

Fonte: G1 MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *