Parque dos Lençóis Maranhenses reabre hoje para visitantes: confira as regras

Nesta quarta-feira (1), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, reabre de forma gradual para o público. A volta foi aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, através da Portaria nº 752.

De acordo com a Portaria, os visitantes deverão respeitar as medidas de prevenção e segurança sanitária, bem como, distanciamento de 2 metros, uso obrigatório de máscaras. Os locais de acesso comum, deverão disponibilizar de álcool em gel 70% e outros itens de higiene.

O Parque deverá manter os ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, promover a limpeza de pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, cardápios etc, além de remover jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de acesso para evitar a transmissão indireta do covid-19.

O limite no número de visitantes da Unidade de Conservação, deverá ser reduzido até 55% da sua capacidade de público. Os transportes terrestres e aquaviários, deverão utilizar a ventilação natural, sem aglomeração ou superlotação. Ao final de cada viagem, é necessário a higienização dos veículos.

Os casos nos locais que se mantiverem omissos ou descumprirem as regras, serão encaminhados para a Coordenação Geral de Uso Público e Negócios (CGEUP).

Medidas específicas de segurança que deverão ser cumpridas:

• Estimular e priorizar a venda on-line de ingressos, serviços e/ou agendamentos, ou organizar a venda presencialmente em filas com distanciamento de 2 metros;

• Máquinas de débito e crédito, devem estar fixas ou envelopadas com filme plástico e desinfetadas após cada uso;

• O uso de EPI não poderá ser compartilhado de forma que não seja individual e sem higienização necessária;

• O prestador de serviço deverá orientar o visitante quanto ao banho nas piscinas naturais, de modo a evitar aglomerações e interações sociais entre os grupos familiares;

• A visitação nos locais de posse de moradores tradicionais que ofereçam hospedagem, alimentação ou outros serviços, somente poderá ocorrer mediante consulta e autorização dos mesmos;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *