Nomeação de Renato Feder como novo ministro da Educação pode ser feita hoje

Nesta sexta-feira (3), o atual secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, pode ser nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, como novo ministro da Educação. O secretário será o 4º nome a ocupar o cargo no Ministério da Educação (MEC).

Renato Feder já havia sido um dos selecionados para ocupar o cargo na pasta do Governo, após a saída do ex-ministro e economista, Abraham Weintraub, mas a nomeação no MEC, foi dada a Carlos Alberto Decotelli.

Dia 25 de junho de 2020, Carlos Decotelli foi nomeado como novo Ministro da Educação. Porém, instituições de ensino contestaram um doutourado e pós-doutourado nunca existentes, mas que constavam em seu currículo.

Decotelli, teve que entregar a sua carta de demissão a Bolsonaro. O ato publicado no Diário Oficial da União, na última terça-feira (30), anulou o seu cargo, que durou cinco dias.

Histórico de Renato Feder

O secretário da Educação do Paraná, é formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem um mestrado em Economia, na Universidade de São Paulo (USP).

Feder, responde a um processo que corre em sigilo, na Justiça de São Paulo, por sonegação fiscal.

Em 2016, pela ausência de recolhimento de impostos da empresa de informática, Multilaser Insdustrial S.A, Feder e o sócio Alexandre Ostrowiecki, foram denunciados por fraude de R$ 3,2 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), através da Coordenadoria de Combate à Sonegação Fiscal (Coesf).

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o processo corre em segunda estância e em fase de tramitação.

“Até 2013, o Governo autorizava empresas na situação da Multilaser a abater dessa dívida os pagamentos de ICMS. A prática foi suspensa e a Multilaser recorre, desde então, à Justiça para que seja retomada”, disse nota da empresa.

Na nota, a empresa afirmou que o processo é um resultado de uma dívida de R$ 95 milhões, que venceu não foi paga pelo Governo de São Paulo à Multilaser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *