Maranhão é o estado com o menor índice de isolamento social do Brasil

O estado com o menor índice de isolamento social no Brasil é o Maranhão. Apesar do índice ter aumenta nos últimos dias, o estado agora está com o índice abaixo dos outros estados, com 44,4%. De acordo com os especialistas, em tempos de pandemia, o ideal deveria ser de 70%. 

Os estados com menores índices são, Maranhão com 44,4%; Tocantins, 45%; Pará, 45,7%; Paraíba, 46,09%; Mato Grosso Do Sul, 46,67%; Rio de Janeiro, 46,91% e Amazonas com 46,99%. 

Esse dados acima do isolamento social são da In Loco, empresa de tecnologia que usa dados enviados por aplicativos parceiros para aferir deslocamento dos usuários. Para monitorar o deslocamento, a In Loco utiliza GPS, sinais de Wi-Fi, bluetooth e telefonia. 

O Maranhão indica baixo índice devido às pessoas estarem saindo de casa e passando tempo nas ruas. No período de ‘lockdown’ em São Luís, quando a Justiça obrigou o governo do Maranhão a fechar comércios e limitar o trânsito de pessoas e veículos, o Maranhão chegou a ter em média, mais de 50% do isolamento social, atingindo o pico de 53,6% no dia 17 de maio. Desde então, o índice oscilou e depois começou a cair após a reabertura de parte do comércio não essencial no dia primeiro de junho. 

O distanciamento entre as pessoas e o uso de máscaras, de acordo com as autoridades de saúde, são as melhores armas no momento para frear um aumento repentino no número de casos de Covid-19, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

Fonte: G1 MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *