Flávio Dino divulga novas medidas de combate à Covid-19 Maranhão

Nesta sexta-feira (24), o Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou que dará início a um “inquérito sorológico”, para mapear os casos de Coronavírus (covid-19) no estado. Além disso, ele divulgou novas medidas para a retomada das atividades educacionais e do esporte.

Segundo o governador, o “inquérito sorológico”, será iniciado na segunda-feira, dia 27 de julho, para realizar 4.080 testes da covid-19, em 69 municípios do Maranhão. A previsão dos resultados, é entre os dias 10 a 15 de agosto.

“Esse inquérito vai elucidar o tamanho da subnotificação. Vai, portanto, permitir que nós identifiquemos pessoas que tiveram sintomas muito leves ou que, eventualmente, nem perceberam os sintomas, mas que foram contaminadas. Isso vai nos permitir aferir se nós estamos em uma tendência de obtenção da chamada imunidade coletiva”, disse Flávio Dino.

Medidas de retomada das atividades e combate ao vírus no Maranhão:

Volta às aulas

A previsão de volta às aulas de forma gradual, na rede estadual de ensino, é para o dia 10 de agosto. O decreto procura viabilizar as aulas na forma presencial, que serão em dias alternados e também na modalidade não presencial, com a distribuição de 90 chips, com pacotes de internet aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de escolas estaduais.

Retomada do esporte amador

A Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), enviou à Casa Civil, propostas para a formalização da retomada do esporte amador no estado, juntamente, com as federações e os atletas. O decreto será editado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Chaves, no dia 27 de julho.

Ações de assistência

Durante a pandemia, já foram distribuídas gratuitamente, 2.084.342 máscaras confeccionadas por internos do sistema penitenciário e doadas por costureiros locais. Além de 185.428 cestas básicas. Flávio Dino afirmou, que um será lançado um novo edital, para aumentar a fabricação de máscaras.

Operações de fiscalização

Segundo o Governador, o acompanhamento do nível de consciência social, é o vetor mais importante para o combate do Coronavírus. Ele explicou que é possível observar aglomerações em determinados pontos do estado e pessoas sem máscaras, mesmo sendo obrigatório o uso.

Flávio Dino afirmou que regularmente, o Procon e a Vigilância Sanitária, realizam a fiscalização para evitar o descumprimento de decretos estaduais.

Boletim Epidemiológico

Na última quinta-feira (24), o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria da Saúde (SES), informou que o Maranhão possui 111.488 casos de infecção confirmados e 2.840 mortes pela covid-19. Os dados da SES, relatam que nas últimas 24 horas, foram confirmados 30 óbitos e 1.757 pacientes infectados pelo Coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *